Bordando com Guillermina Baiguera: Floripa recebe workshop de Introdução ao bordado

 1

Guillermina Baiguera é uma bordadeira argentina que aprendeu sozinha a bordar. Foi com mais ou menos 20 anos de idade que ela se viu pela primeira vez com um bastidor em mãos e nunca mais o soltou. Já faz 12 anos que ela estuda e ensina a técnica do bordado.

guillermina_baiguera_wefashionyou_4

Em Buenos Aires, Guillermina dirige sozinha a Formosa, uma pequena galeria situada em uma zona familiar afastada da cidade, onde ensina o ofício através de oficinas. O seu trabalho utiliza a técnica tradicional sob um viés contemporâneo, é minucioso, delicado e cheio de sensibilidade. A geometria está presente em todos os seus bordados, que desenvolve como se fosse um jogo, criando regras e as seguindo durante todo o processo de criação, como contou para o blog da DMC:

Os últimos bordados que fiz são mais rigorosos, baseados na experimentação e algumas limitações de formas como modo de criação. A geometria está presente em todos eles, mas o mais interessante é o que contém estas formas. Tramas criadas através de regras, que sigo como um jogo: qual a cor que vem primeiro e qual ou quais depois e como passam através do tecido, que não é um simples suporte. O tecido já tem determinada informação, que uso para trabalhar. O direito vai dar sempre a trama, que procuro, e o avesso é sempre uma surpresa, que vai depender das regras do jogo que segui. Tanto o lado direito como o avesso fazem parte dos meus últimos trabalhos, ambos os lados se podem ver. O processo de trabalho na minha intimidade é o que mais desfruto.

guillermina_baiguera_wefashionyou_5guillermina_baiguera_wefashionyou_6guillermina_baiguera_wefashionyou_1 guillermina_baiguera_wefashionyou_2 guillermina_baiguera_wefashionyou_3

A bordadeira autodidata Guillermina Baiguera estará em Florianópolis este mês, maio, para ministrar um workshop de Introdução ao bordado, que acontecerá nos dias 16 e 17 no espaço LOTO, João Pinto, 188. A ideia principal do curso é promover o bordado como ferramenta artística e estabelecer o contato de criativos com o ofício.

Para mais informações entre em contato com a Ana Luiza Fortes pelo e-mail fortes.analuiza@gmail.com.